O Coro Sinfônico da Associação de Canto Coral, sob regência de Jésus Figueiredo, diretor musical da ACC, vai apresentar no programa Sala de Concerto, da Rádio MEC FM, trechos da Missa de Nossa Senhora do Carmo, composta para solistas, coro e orquestra por José Maurício Nunes Garcia, em 1818. A apresentação, a primeira presencial desde o início da pandemia, será nesta sexta-feira, 1 de julho, às 17h, a partir do estúdio da MEC FM.

A Missa de Nª Sª do Carmo do Padre José Maurício, segundo estudiosos, está entre as quatro principais missas do compositor, perdendo em extensão apenas para a Missa de Santa Cecília, que foi sua última composição, em 1826. Está ao lado também de importantes obras do repertório mauriciano como as Matinas do Natal (1799) e do seu mais conhecido Requiem (1816). A estreia contemporânea foi feita pelo coro da própria Associação de Canto Coral, em 1986, sob a direção de Cleofe Person de Mattos, fundadora da ACC, e gravada em LP sob a regência de Henrique Morelenbaum. 

O Coro Sinfônico é uma das principais formações corais da ACC, onde se procura dar a continuidade artística idealizada por sua fundadora, a Maestrina Cleofe Person de Mattos. Para participar do Coro Sinfônico é necessária uma prévia experiência de leitura musical e técnica vocal.

Desde sua fundação, em 1941, o coro já realizou centenas de concertos, com repertório variado, nas melhores salas do Brasil e até do exterior, sob a batuta de renomados maestros: Igor Stravinsky, Karl Richter, Victor Tevah, Sir Colin Davis, Helmuth Rilling, Jacques Pernoo, entre os estrangeiros; brasileiros, como: Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Isaac Karabtchevsky, Alceo Bocchino, Benito Juarez e Henrique Morelenbaum. 

Programa para a MEC FM

Trechos da Missa de Nossa Senhora do Carmo.

Missa a quatro vozes composta em 1818 por José Maurício Nunes Garcia.

Coro Sinfônico da ACC

Solistas:

Soprano, Helen Heinzle

Mezzo-soprano, Helena Lopes

Tenor, Gabriel Senra

Baixo 1, João Marcos Chapinel

Baixo 2, David Rasga

Piano: André Torres

Regente: Jésus Figueiredo