O Coro Lírico Feminino tem sua origem nos primórdios da Associação de Canto Coral, quando a diretora artística era a maestrina Cleofe Person de Mattos. Sua atual formação data de 2014, com o maestro, preparador vocal e pianista acompanhador e professor de canto Cláudio Ávila, a convite do Diretor Musical da ACC, maestro Jésus Figueiredo.
Todas aquelas, sejam meninas, jovens ou senhoras, que possuem alguma experiência coral e vocal, e desejam ingressar neste grupo e desenvolver sua voz, podem entrar em contato com a Associação. O repertório consta de música de câmara internacional e brasileira, e coros de ópera, além da participação de pequenas formações de dentro do próprio Coro, como quintetos, quartetos, trios dueto e também solos. No trabalho com o coral, há sempre o cuidado e a busca da boa emissão vocal, o uso do corpo e o desenvolvimento das habilidades cênicas. Além disso, existe um incentivo ao surgimento e aprimoramento de solistas.
Neste ano de 2023, O Coro Lírico Feminino, neste primeiro semestre apresentará o lindo Stabat Mater de G. B. Pergolesi e o concerto revisitado “Matizes”, que em 2022 marcou a volta aos palcos, após mais de 2 anos de pandemia.
Matizes tem como conceito um colorido resultante da combinação de cores diversas em pinturas, bordados, tecidos, textura e música. E é exatamente esta a proposta do Coro Lírico Feminino: uma variação de cores vocais, dentro do repertório lírico, através de canções e de duetos, trios, quartetos, quintetos e coros de ópera, além de peças do repertório sinfônico. Esta variedade de estilos, de épocas diferentes, tornam o concerto muito rico, variado, atraente e emocionante para o público.