page-header

Coro Sinfônico

da Associação de Canto Coral

É a principal formação coral da ACC, onde se procura dar a continuidade artística idealizada por sua fundadora, a Maestrina Cleofe Person de Mattos. Para participar do Coro Sinfônico é necessária uma prévia experiência de leitura musical e técnica vocal.

Desde sua fundação, em 1941, o coro já realizou centenas de concertos, com repertório variado, nas melhores salas do Brasil e até do exterior, sob a batuta de renomados maestros: Igor Stravinsky, Karl Richter, Victor Tevah, Sir Colin Davis, Helmuth Rilling, Jacques Pernoo, entre os estrangeiros; brasileiros, como: Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Isaac Karabtchevsky, Alceo Bocchino, Benito Juarez e Henrique Morelenbaum. Sua numerosa discografia inclui José Maurício Nunes Garcia, os setecentistas mineiros, os nacionalistas Villa Lobos, Francisco Mignone, Brasílio Itiberê e Camargo Guarnieri e os contemporâneos Almeida Prado e Marlos Nobre.

O processo de ensaios do Coro Sinfônico é voltado não somente para o resultado de performance, mas também para o aperfeiçoamento musical e vocal de seus cantores. Através de suas atividades, que tem como o objetivo central preparar o repertório que atende a temporada anual de concertos da ACC, o coro visa também desenvolver as habilidades de seus integrantes relacionadas não só ao bom resultado do coral, mas também como cantor individual. Por isso, seus participantes são instados ao estudo mais profundo da obra, e estimulados a observarem a questões como polifonia, afinação, formas musicais, estilo, análise harmônica, a compreensão da dicotomia entre o texto poético e do texto musical, e a influência que há no domínio destes aspectos para se alcançar uma interpretação mais perfeita, estudada e de maior qualidade. Contudo, o desenvolvimento e o cuidado constante com a técnica vocal não deixam de permanecer no foco central dos ensaios, para que se alcance as diferentes sonoridades corais com sua rica paleta de cores, exigidas pelo variado repertório que o Coro Sinfônico executa em suas temporadas.

Além dos concertos, o Coro Sinfônico em parceria com o Núcleo de Ópera da ACC (pausado momentaneamente) tem realizado óperas também encenadas, atraindo  um público diverso e despertando o interesse de seus integrantes para o aprimoramento na atuação cênica.

Participe de um ensaio experimental!

Requisitos:
Para participar do Coro Sinfônico é necessário uma prévia experiência de leitura musical e técnica vocal. Marque uma entrevista na nossa secretaria!

Direção Musical:
Jésus Figueiredo

Regentes preparadores:
Miguel Torres e Bruno Marques

Horário de ensaio:
Quartas das 18h às 19h50 e
Quintas das 18h às 19h50*
(* Podendo estender-se até as 21h50, mas os ensaios não voltaram ainda neste dia)

Mensalidade: R$ 115,00
(Descontos especiais para associados)

AS AUDIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA INGRESSAR NO CORO SINFÔNICO!
Algumas fotos e vídeos

Della Crudele Isotta
Ópera O Elixir do Amor, de G. Donizetti

Coro Sinfônico e Núcleo de Ópera da ACC
Cidade das Artes, junho de 2018

Magnificat, das Vésperas do Sábado Santo
Manuel Dias de Oliveira
Concerto de Páscoa em Homenagem aos 250 anos de José Maurício Nunes Garcia
Antiga Sé – Rio de Janeiro – Abril de 2017

Salmo 150
Ernani Aguiar
Junho de 2021

background

Tire suas dúvidas ou inscreva-se!

Desenvolva-se musicalmente na ACC

Back to top of page