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Regentes e professores

Conheça nossa seleta equipe técnica!
Jésus Figueiredo
Diretor Musical e Regente do Coro Sinfônico

É bacharel em Regência Orquestral, em Órgão de Tubos e Mestre em Acústica Musical pela Escola de Música da UFRJ. Desde 1999 trabalha no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde é o Maestro Titular do Coro, além de atuar também com a Orquestra Sinfônica em Concertos, Óperas e Balés. Já regeu diversas orquestras, entre elas estão a Sinfônica de Minas Gerais, a Sinfônica Brasileira, a Sinfônica Nacional da UFF, a Filarmônica do Ceará, a Acadêmica do Teatro Colón de Buenos Aires, a da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), a da Ópera de San Juan (Argentina).

Como preparador coral recebeu dois prêmios da APCA em 1998 pela ópera O Colombo, de Carlos Gomes, e em 2016 pelas óperas Don Quixote, de Massenet, e Lo Schiavo de Carlos Gomes. Com o Balé do Theatro Municipal, a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, e a Cia Brasileira de Balé regeu diversos títulos como Les Sylphides, O Quebra-Nozes (2007 e 2012), Coppélia (2008 e 2012), Don Quixote, Catulli Carmina (2015) e o espetáculo Joias do Ballet (2018). Além de ter preparado a Orquestra Sinfônica que acompanhou em 2011 e 2012 às temporadas cariocas respectivamente do Balé Kirov de São Petersburgo (Rússia), com O Lago dos Cisnes, e do Balé do Alla Scala de Milão (Itália), com Giselle.

Em 2013, assumiu a direção musical da ACC e vem desenvolvendo um repertório da Música Colonial Brasileira à Música Contemporânea, passando também pela ópera. É regente dos Coros Sinfônico e Tu Voz Mi Voz e foi do Coro de Câmara (on-line).

Bruno Marques
Regente do Coro Intercantus e Coro Oficina

Regente do Coro Intercantus, Oficina Coral e professor de Leitura Musical Bruno Marques é formado em Licenciatura em Música, pós-graduado em Regência Coral pelo Conservatório Brasileiro de Música e pós-graduado em Regência Orquestral pela Facec. Bacharelando em órgão pela Escola de Música da UFRJ.

Além disso é também formado em Direito pela Universidade Estácio de Sá e Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Veiga de Almeida.
Iniciou seus estudos musicais pelo piano e órgão, e estendeu ao canto.

Estudou piano com Lúcia Di Calafiori, participando de Master Classes de órgão de tubos com os organistas Domitila Ballesteros e Sven-Ingvart Mikkelsen.

Possui vários cursos de extensão ligados a educação musical, regência coral e orquestral. Tem atuado como regente, pianista e organista em igrejas sempre buscando a musicalização através do canto coral.

Trabalhou como professor de educação musical, canto, piano, órgão e percepção musical em diversas escolas. Em 2019 ingressou para o quadro de professores e regentes da Associação de Canto Coral.

Carlos Alberto Figueiredo
Professor de Regência Coral e Análise Musical

Atual regente do Coro de Câmara da ACC, estudou Regência Coral com Frans Moonen, no Conservatório Real de Haia, Holanda. Fez cursos complementares com Jan Elkema e Rainer Wakelkamp, também na Holanda, com Helmuth Rilling. na Bachakademie de Stuttgart, e repertório barroco com Philippe Caillard, em Paris. É regente do Coro de Câmera Pro-Arte desde 1976, e tem atuado como regente convidado dos coros da OSESP, Camerata Antiqua de Curitiba, Polifonia Carioca e Fundador, de Puebla, México. Foi regente preparador e Diretor-Artístico da Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro. Sua produção artística inclui gravações de vários CDs com o Coro de Câmera Pro-Arte e com o Coro da OSESP, com destaque principalmente para a obra de José Maurício Nunes Garcia. Foi professor da Graduação e Pós-graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e vinha ministrando aulas de Regência Coral na própria Associação de Canto Coral, em 2019.

É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira – obras dos séculos XVIII e XIX e dos livros Música Sacra e Religiosa Brasileira dos séculos XVIII e XIX – teorias e práticas editoriais (2017); Responsórios do Sábado Santo, de David Perez – estudo e edição crítica; (2017); Três Estudos sobre a Recepção da Antífona Salve Regina de Lobo de Mesquita: Edições, Análises e Gravações (2020); Orpheon Carlos Gomes (1897-1900) – uma sociedade musical na belle époque do Rio de Janeiro (2021). Vem trabalhando como editor de volumes da coleção Música Sacra Mineira, publicados pela Funarte, além do volume Acervo de partituras corais da Associação de Canto Coral, a ser publicado nas comemorações dos 80 anos da ACC.

Claudio Ávila
Regente do Coro Lírico Feminino e da Camerata Feminina da ACC e professor de técnica vocal

Formado em Regência Coral e Análise Musical, e Mestrando em Música pela UNI-RIO. Desde 1987, prepara técnica e musicalmente coros e solistas em óperas e em música de câmara. Como regente, preparou e regeu diversos coros, dos quais podemos citar o Coral Ars Plena, fundado pelo maestro Armando Prazeres, a quem o substituiu.

Desde 2014, é o maestro do Coro Lírico Feminino da Associação de Canto Coral que se apresentou em diversos espaços no Rio de Janeiro. Como pianista-acompanhador, é possuidor de uma grande sensibilidade para preparar e acompanhar os cantores, seja em música de câmara ou ópera. Trabalhou com os mais renomados professores de canto do Rio de Janeiro e de outros países como dos EUA, Alemanha e Holanda. Trabalhou com o barítono Nelson Portela na produção da ópera As Bodas de Fígaro de W. A. Mozart do Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Em 2014 atuou, como maestro interno, pianista e organista, na Ópera Suor Angelica de G. Puccini, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2017 foi o pianista e preparador da Ópera Gianni Schichi de G. Puccini. Em 2019, foi o maestro, pianista e preparador da Ópera Suor Angelica de G. Puccini realizada pelo Núcleo de Ópera da Associação de Canto Coral. Em dezembro de 2021, estreou no espetáculo musical “Pinóquio”, da cia. PeQuod, como pianista, com direção musical de Tim Rescala.

Em 2022 apresentou-se no CCBB e na Igreja Presbiteriana de Copacabana com o Coro Lírico Feminino e a Camerata Feminina da ACC – uma pequena formação derivada do Coro Lírico. O trabalho vocal desenvolvido pelo professor Cláudio Henrique Ávila tem como base o conhecimento da fisiologia vocal aliado à sensibilidade auditivo-sensorial, sendo o responsável pela formação e desenvolvimento vocal de diversos cantores que estão na cena lírica brasileira. Durante a pandemia, realizou uma série de “Saraus-Live Temáticos” na sede da ACC.

Claudio Frydman
Professor do curso de flauta doce

Claudio Frydman é músico e professor, nascido no Rio de Janeiro (RJ). É bacharel em flauta transversal pela UNIRIO, na classe de Laura Rónai (2001); na mesma instituição foi aluno de flauta doce de Helder Parente.

Possui mestrado em Musicologia histórica pela EM – UFRJ (2008) e doutorado em Teorias e práticas interpretativas (IVL-UNIRIO, 2014). Além da flauta transversal Boehm (“Sistema moderno”), aperfeiçoou-se em instrumentos antecessores de sua organologia (“Sistema simples”): o traverso (de uma chave), corrente durante o Alto Barroco, e nas flautas posteriores (com mais chaves), utilizadas entre o Clássico e grande parte do Romântico.

Iniciou sua carreira no “Grupo Fontegara” (1999-2004), cujo foco era a música entre os séc. XIV e o XVII. Com o interesse pelos instrumentos e a interpretação histórica do Barroco, ajudaria a formar a “Camerata Quantz” (2002), quinteto que se transformaria na “Orquestra Barroca da UNIRIO” (OBU), onde esteve até 2015.

Na música de câmara formou duos com os cravistas Eduardo Antonello, Clara Albuquerque, com o pianista Jorge Vergara, o violinista Nichola Viggiano, além de integrar conjuntos como o “Trio Leopoldina” e o “Studio 415”.

Clayber Guimarães
Tenor e Professor de Canto

Iniciou seus estudos de canto com a maestrina Lydia Podorowsky. Cursou bacharelado em canto na Escola de Música da UFRJ, onde estudou com o soprano Judith Imbassahy, e onde participou das montagens de “O Elixir do Amor” e “D. Pasquale” de Donizetti.

Ainda no Rio de Janeiro, estudou canto com Glória Queiroz. Em São Paulo foi aluno de canto de Antonio Lotti e Benito Maresca.

Cantou por 13 anos no Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Desde seu retorno ao Rio, tem cantado em diversas produções no Coro do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ). Integra o Núcleo de Ópera  e também a Camerata Vocal da Associação de Canto Coral com os quais realizou diversos concertos e óperas com ênfase na ópera” Elixir do Amor” e na ópera “Theodora” de Handel.

Desde 2018 é professor de canto Lírico na Associação de Canto Coral.

João Paulo Machado
Professor de Expressão Corporal

Iniciou a carreira artística em 1993, como modelo e manequim pela produção Xuxa Meneghel. Formado em danças clássicas pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro (1995/2003). Deu início a inúmeros trabalhos em programas de TV, como Criança Esperança, Planeta Xuxa, Turma do Didi, Zorra Total, novelas, clips, musicais, shows e especiais. Participou de vários espetáculos no Theatro Municipal do Rio como bailarino e ator; em óperas, balés nacionais, estrangeiros e espetáculos teatrais, dirigidos por Bibi Ferreira, Dalal Achcar, Dennis Gray e Nathalia Makarova. Em 2003/2008 fez parte do Ópera Brasil como bailarino. Também foi criador e coordenador geral do projeto beneficente de cursos de artes cênicas na Fundição Progresso. Em seguida fez parte da diretoria do projeto, presidido por Fernando Bicudo.

É coreógrafo de comissões de frente, carros alegóricos, casais de mestre-sala e porta-bandeira. Em 2008 foi assistente de Beth Oliosi em toda produção de dança do Criança Esperança, levando o projeto como parceiro da Rede Globo. Possui curso superior em Artes Cênicas e pós-graduação em Arte Cultura e Carnaval; Didática do Ensino Superior; e Produção Cultural. Hoje coordena o Projeto Artista Completo de Artes Cênicas em parceria com a Casa de Dança Carlinhos Jesus, e ministra aulas de expressão corporal na Associação de Canto Coral.

Lara Cavalcanti
Mezzo-Soprano, Professora de Canto e Técnica Vocal

Formada pela Escola de Música da UFRJ com diploma de dignidade acadêmica Magna Cum Laude, fez parte da Academia de Ópera Bidu Sayão no Theatro Municipal do Rio, é pós-graduada em canto lírico pelo IBRA, em voz cantada: ciência, pedagogia e arte (FNH) e possui mestrado profissional em práticas interpretativas pela UFRJ. Fez parte do Lyric Opera Studio de Weimar na Alemanha em 2018 e atualmente estuda ciência da voz no Instituto de formação em voz (IFV).

Foi premiada no concurso Maria Callas, no Concurso de Música de Câmara Francisco Mignone, melhor voz feminina no XIII Concurso Estímulo para Cantores Líricos, no Concurso Internacional de Canto Linus Lerner – Edição Brasil e Concurso Internacional de Canto Linus Lerner – México. Dentre suas atuações destaca-se: O barbeiro de Sevilha (Rosina), La Tragédie de Carmen (Carmen), Bodas de Fígaro (Cherubino), Faust (Siebel), João e Maria (João), Dido e Eneas (Dido), Serse (Arsamene), Cosi fan tutte (Dorabella). No repertório de concerto destaca, Missa solene (Beethoven), Oratório de Natal (Bach), Missa da Coroação (Mozart), Petite Messe Solennelle (Rossini), Les nuits d’été (Berlioz) e Das Lied von der Erde (Mahler).

Faz parte da equipe de professores da ACC desde 2015 como professora de canto e preparadora vocal nos grupos Intercantus e Cantem Todos. Nas lives no Youtube da ACC tratou temas como: técnica vocal para coro e aula de canto online, preparação para o THE em música, saúde vocal para cantores, os benefícios da yoga para o cantor. Semestralmente prepara seus alunos de canto para participação nos saraus da ACC.

Luiz Carlos Peçanha
Regente do Madrigal, professor de Leitura Musical, THE e Método Gazzi de Sá

Luiz Carlos Franco Peçanha é formado em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e Mestre em Musicologia Histórica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Iniciou-se na música como cantor no Coral do Centro Educacional de Niterói (CEN), sob direção do professor e maestro Ermano Soares de Sá. Com o Coral do CEN, realizou inúmeros concertos, no qual se destacam: “I Encuentro com el Canto de Niños e Jóvenes” (1996) na província de Córdoba, Argentina, o 1º lugar no I Concurso Nacional Funarte de Canto Coral (1997), entre muitos outros.

Como professor e regente coral, lecionou em diversas instituições, tais como: CEN, Centro de Estudos e Iniciação Musical da Universidade Federal Fluminense (CEIM-UFF), Conservatório Brasileiro de Música (CBM – Centro Universitário), Jardim de Infância Aldeia Curumim, Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense (COLUNI – UFF), UFRJ, entre outros.

É professor de Teoria e Leitura Musical da Associação de Canto Coral (ACC), instituição na qual também oferece o curso de formação de professores no Método de Musicalização Gazzi de Sá, e o curso preparatório para o Teste de Habilidade Específica (THE) para os cursos superiores (Bacharelado e Licenciatura) de música.

É o regente do Madrigal da ACC e do Coral Ex-cêntrico.

Marcus Gerhard
Tenor, regente do Coro Tu voz, mi voz, professor de Canto e Técnica Vocal e preparador vocal do Coro de Câmara

É professor de Canto e maestro coral com uma carreira, dedicada à música de conjunto e performance vocal. Sua jornada inclui formação acadêmica, numa ampla experiência como regente coral, preparador, produtor vocal e canto de alta performance. Graduou-se em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, com ênfase em Canto Coral e em Regência Coral na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Foi aluno de Regência dos Doutores Valéria Matos e Naomi Munakata (Brasil), Chistoph Siebert (Alemanha), e Lena Ekman (Suécia). Especializou-se em canto com os Mestres Mirna Rubim, Inácio de Nonno, Joanna Tomlinson (ópera House – Londres, Reino Unido), Florença Montrouge (ópera Garnier – Paris, França). Apresentou-se na praça Ramon Berenguer (Barcelona, Espanha) em um concerto de árias para Tenor. Integrou o Coro na Bagagem e também gravou pela Integrit Music no Brasil.

Dirigiu coros em diversas cidades e estados. Atuou diretamente com conjuntos de música religiosa em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiânia, Volta Redonda, Florianópolis e Recife. Como tenor e instrutor vocal, ele integrou o renomado grupo Madrigal SacraVox desde 2016, sob orientação da doutora Valéria Mattos onde participou da gravação do terceiro álbum do grupo o qual é preparador vocal.

Mariana Gomes
Professora de Canto e Técnica Vocal

A soprano Mariana Gomes é integrante do coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, é pós-graduada em ópera pela Escola de Música e artes do espetáculo do Porto e bacharel em canto lírico pela Escola de música da UFRJ.

Em 2020, ganhou uma menção honrosa no concurso Internacional de Canto e Piano “Emil Rotundu”, realizado pela faculdade de música e teatro da Romênia. Também ganhou uma menção honrosa no Concurso de Música de Câmara do Festival Villa-Lobos – RJ.

Mariana foi solista de concertos como “Bravo Ópera”, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Série Villa-Lobos, realizado também no TMRJ, como integrante da Academia de Ópera Bidu Sayão; Nona Sinfonia de Beethoven, no Teatro Sesi em Vitória/ES; Sons Olímpicos, realizado na Sala Cecília Meireles; 169 anos da Escola de Música da UFRJ, na Antiga Sé do Rio de Janeiro, entre outros.

Em 2017, a soprano fez seu debut interpretando o papel de Nedda na ópera Il Pagliacci, no Palácio das Artes – BH, sob regência de Silvio Viegas. Em 2016, interpretou Hansel, da ópera Hansel und Gretel, na Escola de Música da UFRJ, entre outros.

Miguel Torres
Regente dos Coros Prelúdio e de Câmara, regente interino do Coro Sinfônico e professor de Leitura Musical

Bacharel em Regência pela Escola de Música/UFRJ, também possui licenciatura plena em Música e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes. Iniciou seus estudos musicais pelo piano. Estendeu seus estudos ao Canto lírico, tendo estudado com Victor Prochet, Gina Martins e Marianna Lima, do coro do Theatro Municipal.

Atualmente dirige os seguintes coros: Prelúdio e de Câmara da ACC, Cênico do Centro Universitário Celso Lisboa, Península na Barra da Tijuca e também atua como maestro preparador no Coro Sinfônico da ACC. Dirigiu concertos com as orquestras: Sinfônica da UFRJ e Musicâmara (Volta Redonda).

Tem se dedicado a área de ópera, teatro musical e coro cênico. Assinou a direção musical do espetáculo “À noite na Lapa – um musical ao som de Noel Rosa” em 2012 na UNISUAM. Também com grande sucesso dirigiu em 2018/2019 a opereta “A noiva do condutor” na Sala Baden Powell e no Teatro de Câmara da Cidade das Artes com o Coro Prelúdio da ACC. Em 2018 atuou como maestro interno na produção da ópera “Um baile de máscaras” de Giuseppe Verdi no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ficando responsável pela projeção dos vídeos utilizados como parte do cenário. Em 2020, com o Coro Cênico da Celso Lisboa lançou em formato de radio-novela “À noite na Lapa” que está no Spotify. Também atuou como maestro preparador do Coro Sinfônico da ACC nas montagens de ópera da Associação de Canto Coral: “O trovador” em 2017 de Verdi, “O Elixir do Amor” de Donizetti em 2018.

Na área educacional, atual como professor de canto coral no Programa Aprendiz Musical-Música nas escolas/Niterói. Também desenvolve atividades musicais no curso de Artes Cênicas da Celso Lisboa além de dar aulas de leitura de partituras, na ACC.

Noeli Melo
Professora de Canto e Técnica Vocal

É formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e integrante efetiva do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Como solista tem se apresentado nas principais salas de concerto, no Brasil e exterior, realizando Música de Câmara brasileira e Ópera.

Em Janeiro de 2016, realizou uma série de concertos de Música Brasileira na Houston University e Rice University.

Cantou sob a direção de importantes maestros e ao lado de importantes nomes do canto lírico e diretores cênicos.

Enriqueceu sua arte na realização da música de Câmara com a orientação do Professor Peter Dauelsberg, trabalhando, além de canções de vários compositores alemães, o ciclo “Frauenliebe und Leben”.

Possui vasta experiência na preparação vocal e musical de coros infantis e grupos vocais, categoria em que atua paralelamente ao canto desde 2005. Sua experiência conta com trabalhos realizados em projetos socioculturais como : “Toca o Bonde”, “TIM Música Nas Escolas”, e no projeto Bem Me Quer Paquetá, onde teve a honra de estrear obras de João Guilherme Ripper, Edino Krieger e Edmundo Villani-Côrtes.

Vera Prodan
Soprano, professora de Canto e Técnica Vocal

Professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduada e pós-graduada em letras e música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em sua carreira acadêmica lecionou na faculdade de letras e também na Escola de Música da UFRJ, nas disciplinas dicção e canto.

Em 1998 criou na Escola de Música da UFRJ o Conjunto de Câmara Sacra Vox. Com este e outros grupos de câmara atuou no circuito cultural da cidade do Rio de Janeiro e em diversas cidades do Brasil.

É professora de canto na Associação de Canto Coral, em cujos coros já foi preparadora vocal e solista, e onde exerceu, de março de 2010 a fevereiro de 2013, o cargo de vice-presidente.

Zeca Rodrigues
Diretor do Grupo Vocal Corda Solta e professor de Arranjo Vocal

Zeca Rodrigues é músico carioca graduado pela UNI-RIO (Universidade do Rio de Janeiro), onde estudou com os professores Hélio Senna, Roberto Gnattali, Antônio Guerreiro, especializando-se depois em Regência Coral, com Carlos Alberto Figueiredo, e em Arranjo Vocal, com Vicente Ribeiro. Atualmente cursa o Mestrado em Ensino das Práticas Musicais, no PROEMUS / UNI-RIO.

Com vários dos seus arranjos interpretados dentro e fora do Brasil, e a indicação de um dos seus CDs para o Prêmio Sharp de Música (atual Prêmio de Música), tem forte atuação no meio vocal/coral como regente, cantor e arranjador.

É fundador dos grupos vocais BeBossa e BeBossa Kids, onde atua como cantor, arranjador e diretor musical, já tendo vários CDs editados. O primeiro álbum do BeBossa recebeu o prêmio Cata-Vento, da Rádio Cultura – SP, de melhor CD do ano, categoria Grupo Vocal. O grupo participou de vários festivais pela América Latina.

Como professor já foi conferencista em Fóruns como o RioACappella de Música Vocal, em Painéis Funarte de Regência Coral, e em Festivais como o Música na Ibiapaba – CE, no Laboratório Coral de Itajubá – MG e no FESCC (Festival de Coros de Catanduva – SP). Também lecionou nos Seminários de Música Pro-Arte – RJ e na graduação da Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), como Professor Substituto.

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