O Coro Sinfônico da Associação de Canto Coral faz homenagem a José Maurício Nunes Garcia no Concerto Independência, neste sábado, 1 de outubro, às 19h, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. Solistas e coro apresentarão a Missa de Nossa Senhora do Carmo, uma das principais obras do mais importante compositor brasileiro dos períodos colonial e imperial. 

A Missa, composta em 1818, foi apresentada em 1a audição pelo Coro da ACC e Orquestra Camerata do Rio de Janeiro, sob a regência de Henrique Morelenbaum, em 05/04/1986, na Igreja da Candelária, no Rio. A partitura foi recentemente restaurada a partir de manuscritos e será levada ao público após vários anos fora das temporadas. 

Para garantir logo seu ingresso, acesse: https://bileto.sympla.com.br/event/77205/d/161428

Solistas

O programa, sob a regência de Miguel Torres, terá como solistas, a soprano Maria Gerk, a mezzo-soprano Helena Lopes, o tenor Ivan Jorgensen, os barítonos João Marcos Charpinel e David Rasga, com acompanhamento de André Torres.

A soprano Maria Gerk é um dos grandes nomes que tem surgido no meio lírico e se destacou recentemente em trechos de “O Guarani”, de Carlos Gomes, durante o concerto de 100 anos do Rádio no Brasil. Bacharel em Canto pela UFRJ, fez sua estreia profissional em 2019 no TMRJ, na ópera “Os Contos de Hoffmann” de Offenbach, como Olympia e desde então ganhou prêmios em importantes concursos de canto lírico e solou em grandes palcos pelo Brasil. Recentemente se destacou solando trechos da ópera “O Guarani” de Carlos Gomes, no concerto em homenagem aos 100 anos do Rádio no Brasil. É a primeira vez que ela se apresenta com o Coro da Associação de Canto Coral.É a primeira vez que ela se apresenta com o Coro da Associação de Canto Coral.

Integrante do corpo artístico do Theatro Municipal, Ivan Jorgensen é experiente tenor que tem feito importantes papéis com a companhia como “Jenůfa”, de Leoš Janáček. Participou também de “La tragédie de Carmen”, com música de Georges Bizet e das Séries Vozes e Mozart, entre outros. Com o Coro da ACC, fez “Il trovatore”, de Verdi.

Helena Lopes, mezzo-soprano, ingressou recentemente no corpo artístico do Theatro Municipal. Bacharela em canto pela UFRJ,iniciou sua formação musical aos nove anos no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Sua experiência como solista inclui papéis em Suor Angelica e no Gloria, de Vivaldi pela Associação de Canto Coral, e na Paixão Segundo São João (J. S. Bach, com o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis), entre outros.

Os dois solistas barítonos fazem parte do Coro Sinfônico da ACC. João Marcos Charpinel, formado em bacharel em Canto pela Universidade Federal do Espírito Santo, cantou na Orquestra de Música Barroca da UniRio, entre outros grupos e após a pandemia, passou a integrar o Coro Sinfônico. David Rasga tem experiência em concertos e óperas no Theatro Municipal e está há 10 anos no Coro Sinfônico, onde destaca as participações em trechos da ópera Don Carlo, de Verdi, e na Missa di Gloria, de Puccini.

Associação de Canto Coral

A Associação de Canto Coral, por sua vez, é uma das mais importantes instituições musicais do Rio de Janeiro, fundada na década de 1940 pela professora e regente Cleofe Person de Mattos (1913-2002). Ao longo de sua história a ACC foi conduzida por compositores e maestros de renome, como Villa-Lobos, Stravinsky, Karl Richter e Francisco Mignone, dentre outros.

Em oitenta anos de atuação, a Associação se dedicou à obra de José Maurício Nunes Garcia, o mais importante compositor brasileiro do período colonial, tendo produzido inúmeras gravações e edições de suas obras. A Missa foi gravada em LP pela ACC e Orquestra Camerata na Escola de Música da UFRJ, em setembro de 1986, com produção da Funarte/INM-UFRJ e Clio Discos.

Serviço:

Concerto da Independência

Coro Sinfônico da ACC

Regente: Miguel Torres

Solistas:

Soprano – Maria Gerk

Mezzo-Soprano – Helena Lopes

Tenor: Ivan Jorgensen

Baixo 1 – João Marcos Charpinel

Baixo 2 – David Rasga

Órgão: André Torres

Programa

Missa de Nossa Senhora do Carmo – de José Maurício Nunes Garcia

Local e Data

Cidade das Artes Bibi Ferreira

Dia 01/10 – sábado – às 19h

Ingressos: R$ 30, (inteira) e R$ 15 (meia)

Comprar ingresso: https://bileto.sympla.com.br/event/77205/d/161428

Classificação Livre