Música popular, folclórica e latino-americana vai agitar o Memorial Getúlio Vargas, no domingo, 06/11, às 11h. O Encontro de Coros da Associação de Canto Coral reunirá os grupos Prelúdio, regido por Miguel Torres, Tu Voz, Mi Voz, dirigido por Luiz Carlos Peçanha, e Intercantus, coordenado por Bruno Marques. A entrada é gratuita e a classificação livre. O Memorial fica na Praça Luís de Camões, s/n, na Glória.

O Prelúdio, criado em 2017, não exige prévio conhecimento musical ou vocal, sendo uma opção acessível para quem deseja entrar no mundo do canto coral. O repertório é variado, abrangendo estilos e períodos diversos da música nacional e internacional. Regido por Miguel Torres, em 2018, montou com grande sucesso a opereta “A noiva do condutor” de Noel Rosa e Arnold Gluckmann na Sala Baden Powell. Em 2019, o espetáculo voltou aos palcos, na Cidade das Artes.

Já o Tu Voz, Mi Voz divulga a música latino-americana e a renascentista espanhola. Esta é uma característica marcante do grupo que encanta o público brasileiro, pouco familiarizado com o repertório de língua espanhola. Está sob regência de Luiz Carlos Peçanha.

O Intercantus reúne cantores que atuaram no Coro Oficina até 2020. Após alguns anos de prática como coro iniciante, ganhou identidade e se transformou em um trabalho de dificuldade intermediária. Regido por Bruno Marques, apresenta repertório diversificado, abrangendo MPB e outras tendências, com acompanhamento do pianista Leandro Bernardes.

Associação de Canto Coral

Fundada em dezembro de 1941, a Associação de Canto Coral (ACC) tem um papel importantíssimo no cenário da música clássica no Brasil. É objetivo da instituição divulgar a herança musical brasileira e as grandes obras do repertório internacional.

Concertos, no Brasil e no exterior, assim como gravações das principais obras corais do nosso período colonial marcaram esses mais de oitenta anos de atividades ininterruptas que elevaram a música coral ao mesmo patamar da música sinfônica.

A fundadora e primeira diretora musical, Cleofe Person de Mattos, musicóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudou e descobriu obras de compositores do nosso passado musical, especialmente as do Padre José Maurício Nunes Garcia. Desta pesquisa resultou o resgate e a difusão de grande número de obras do nosso passado colonial.

Repertório do Encontro de Coros

Prelúdio

Tanto mar – Chico Buarque / Arr.: Marcio Medeiros

Como uma onda – Lulu Santos e Nelson Mota / Arr.: Jésus Figueiredo

Não deixe o samba morrer – Edson Conceição e Aloísio / Arr. Edu Lakschevitz

O samba da minha terra – Dorival Caymmi / Arr.: Sergio Souto

Tu Voz Mi Voz

Si somos americanos (Rolando Alarcón – Arranjo Coral: Alejandro Pino)

Pachamama (Motivo Inca) (Esther Scliar)

Berimbau (Vinicius de Moraes e Baden Powell)

Mis Caites (Benjamín Solis Menéndez)

Intercantus

– Romaria (Renato Teixeira)

– Todo Azul do Mar (Flávio Venturini e Ronaldo Bastos)

– Tudo o Que se Quer (Andrew Lloyd Webber)

– Minha Jangada (Suíte dos Pescadores) (Dorival Caymmi)

Serviço

Encontro de Coros da ACC  

Prelúdio – reg. Miguel Torres

Tu Voz, Mi Voz – reg Luiz Carlos Peçanha

Intercantus – reg. Bruno Marques

Memorial Municipal Getúlio Vargas

Domingo – 6/11 – 11h

Ingresso gratuito

Classificação Livre.

Praça Luís de Camões, S/N-Glória