No Sábado, 13 de julho, às 18h, na Paróquia Evangélica Luterana no Rio de Janeiro – Martin Luther (Rua Carlos Sampaio, 251 – Centro, Rio de Janeiro) o Madrigal da ACC fará uma apresentação tendo como tema a música produzida no período do Renascimento.

Todos os amantes do canto coral, sejam eles amadores ou profissionais, certamente têm um carinho especial por ela. Obras de Orlando di Lasso, Giovanni Pierluigi da Palestrina, Thomas Morley, Clément Janequin, entre muitos outros, são capazes de nos transportar para um mundo que não existe mais, para um tempo mais silencioso, onde a natureza e simples atividades cotidianas, tais como o canto dos pássaros e os sons próprios de uma movimentada cidade como Paris serviram de inspiração para composições que até hoje nos cativam pela originalidade e criatividade.

Porém, como sabemos, a Renascença também foi um período marcado por uma expressiva produção de música religiosa e, nesse terreno, é impossível destacar somente um compositor. Seria uma grande injustiça.

Dado importante: todos esses compositores citados no parágrafo anterior se dedicaram não só à música de temática popular, secular, mas também, à música religiosa. E é justamente esse ponto, isto é, a relação sacro/profano que o MADRIGAL DA ACC apresenta o programa: “A Renascença dentro e fora da igreja”.

FICHA TÉCNICA:
Luiz Carlos Peçanha: direção musical, viola da gamba e flauta doce
Alberto Brandão: alaúde
Isa Machado: flauta doce e percussão