Na quinta (19/12) e sexta (20/12) o Quinteto Villa-Lobos e o Coro da ACC apresentarão a Sinfonia Concertante e “O Messias” de Haendel na Versão de Mozart na Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47 – Lapa – Rio de Janeiro).

Ingressos na ElevenTickets: Quinta (dia 19) / Sexta (dia 20)

Baixe aqui o PROGRAMA DIGITAL DO CONCERTO.

FICHA TÉCNICA
Coro:
Coro da Associação de Canto Coral
Regência:
Jésus Figueiredo
Solistas Vocais:
Carolina Morel (soprano), Lara Cavalcanti (contralto), Guilherme Moreira (tenor) e Inácio de Nonno (barítono).
Solistas de Sopro:
Rodrigo Herculano (oboé), Cristiano Alves (clarineta), Aloysio Fagerlande (fagote) e Philip Doyle (trompa).

Sinfonia Concertante K297

A Sinfonia Concertante, escrita por Mozart para quarteto de sopros, em Paris, 1778,  nunca foi tocada e, infelizmente, durantes os anos, a partitura original foi perdida  A versão atualmente executada, para Quarteto de Sopros (Oboé, Clarineta, Fagote e Trompa) e Orquestra, é baseada na sua redescoberta em 1869.  Apesar de ainda existir debate sobre a  proximidade da obra com a partitura original entre musicólogos, a Sinfonia Concertante é aclamada pelo público geral, tocada nos mais renomados palcos de todo o mundo!

Quinteto Villa-Lobos

Criado em 1962, com o objetivo de divulgar a música brasileira, o Quinteto Villa-Lobos passa a apresentar-se em espaços não convencionais para a prática da música de concerto, visando à divulgação da música de câmara, sobretudo para o público mais jovem. O repertório de obras de autores nacionais para quinteto de sopros era muito restrito, e a formação do grupo passou a estimular compositores brasileiros a escreverem para o conjunto, além de realizar encomendas para arranjos como forma de incorporar também nossa música popular.

Formado hoje por Rubem Schuenck (flauta), Rodrigo Herculano (oboé), Cristiano Alves (clarineta), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote), o Quinteto Villa-Lobos é referência na música de câmara brasileira, com mais de 60 anos de carreira e prêmios como o Prêmio Carlos Gomes.

Desde Julho de 2024 a ACC tornou-se a casa do Quinteto Villa Lobos.

Apresentação de Trechos de “O Messias” de Handel na Versão de Mozart

Nos dias 19 e 20 de dezembro, às 19h, a Sala Cecília Meireles será palco de um concerto imperdível, com a apresentação de trechos do célebre oratório “O Messias”, de George Frideric Handel, na versão adaptada por Wolfgang Amadeus Mozart.

Composta originalmente em 1741, “O Messias” é uma das obras mais emblemáticas da música sacra, celebrando a vida, a morte e a ressurreição de Cristo. A versão revisada por Mozart em 1789 traz uma nova abordagem para a obra, enriquecendo a orquestração original e incorporando elementos característicos do estilo clássico. Mozart ampliou a instrumentação, destacando metais, cordas e sopros, além de dar maior ênfase às vozes solistas, criando uma sonoridade mais vibrante e refinada.

Sob a regência do maestro Jésus Figueiredo, o concerto oferecerá ao público a chance de vivenciar essa adaptação magistral, que mistura a grandiosidade do Barroco com a clareza e sofisticação do período clássico.