É a principal formação coral da ACC, onde se procura dar a continuidade artística idealizada por sua fundadora, a Maestrina Cleofe Person de Mattos. Para participar do Coro Sinfônico é necessária uma prévia experiência de leitura musical e técnica vocal.
Desde sua fundação, em 1941, o coro já realizou centenas de concertos, com repertório variado, nas melhores salas do Brasil e até do exterior, sob a batuta de renomados maestros: Igor Stravinsky, Karl Richter, Victor Tevah, Sir Colin Davis, Helmuth Rilling, Jacques Pernoo, entre os estrangeiros; brasileiros, como: Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Isaac Karabtchevsky, Alceo Bocchino, Benito Juarez e Henrique Morelenbaum. Sua numerosa discografia inclui José Maurício Nunes Garcia, os setecentistas mineiros, os nacionalistas Villa Lobos, Francisco Mignone, Brasílio Itiberê e Camargo Guarnieri e os contemporâneos Almeida Prado e Marlos Nobre.
O processo de ensaios do Coro Sinfônico é voltado não somente para o resultado de performance, mas também para o aperfeiçoamento musical e vocal de seus cantores. Através de suas atividades, que tem como o objetivo central preparar o repertório que atende a temporada anual de concertos da ACC, o coro visa também desenvolver as habilidades de seus integrantes relacionadas não só ao bom resultado do coral, mas também como cantor individual. Por isso, seus participantes são instados ao estudo mais profundo da obra, e estimulados a observarem a questões como polifonia, afinação, formas musicais, estilo, análise harmônica, a compreensão da dicotomia entre o texto poético e do texto musical, e a influência que há no domínio destes aspectos para se alcançar uma interpretação de maior qualidade. Contudo, o desenvolvimento e o cuidado constante com a técnica vocal não deixam de permanecer no foco central dos ensaios, para que se alcance as diferentes sonoridades corais com sua rica paleta de cores, exigidas pelo variado repertório que o Coro Sinfônico executa em suas temporadas.
Além dos concertos, o Coro Sinfônico em parceria com cantores líricos, tem realizado óperas também encenadas, atraindo um público diverso e despertando o interesse de seus integrantes para o aprimoramento na atuação cênica.