Para alunos de Licenciatura em Música e professores de Educação Musical
Direcionado aos profissionais atuantes na área de educação musical, o curso tem como objetivo central apresentar os principais conceitos propostos no Método de Musicalização Gazzi de Sá, bem como sua aplicação e possibilidades no contexto do ensino de música na escola básica.
O Método Gazzi de Sá, mesmo sendo pouco conhecido, é sem dúvida uma das mais importantes propostas de ensino de música do Brasil. Gazzi de Sá foi um dos principais colaboradores de Villa-Lobos na implementação do Canto Orfêonico nos anos 30, 40. Além disso, em João Pessoa, sua terra natal, foi um incansável incentivador cultural, promovendo concertos com seus corais e músicos convidados como Tomás Terán, Bidu Sayão, Guiomar Novaes e Andrés Segovia.
Sobretudo para iniciantes, o método é uma ferramenta que se mostra muito eficaz, e essa eficácia tem relação direta com a forma simples, direta e lúdica com a qual o autor aborda os mais diversos elementos da linguagem musical. A grafia musical utilizada não é a tradicional, porém, cumpre perfeitamente a função de fazer a introdução ao tema. A abordagem do aspecto melódico é feita através dos graus da escala no lugar dos nomes convencionais das notas, o que faz com que o aluno não perca tempo achando que precisa decorar os tais nomes… O Método Gazzi de Sá dá a oportunidade de fazer música desde o início, e de forma consciente.
Por fim, trata-se de uma metodologia que pode ajudar bastante não só músicos amadores, mas também, e principalmente, profissionais da área da Educação Musical.