ACC celebra o Dia Nacional da Música Clássica, mostrando a ligação do gênio Villa-Lobos com a Associação

No Dia Nacional da Música Clássica, em homenagem a Heitor Villa-Lobos, patrono da Associação de Canto Coral, vamos recordar a ligação daquele que é considerado o maior compositor brasileiro de todos os tempos com a ACC. Villa-Lobos nasceu em 05 de março de 1887, no Rio de Janeiro, e foi pioneiro em mesclar samba com música clássica na Semana de Arte Moderna de 1922.

Nos 100 anos da Semana de Arte Moderna, Villa, como gostava de ser chamado, está sendo cultuado nos diversos eventos que relembram esse marco da cultura brasileira. Ele abriu espaço para a música popular em salas de concerto onde o erudito prevalecia. Junto com Mário de Andrade, autor de Macunaíma, Villa-Lobos trocou inspirações e ajudou a modelar a música popular brasileira que estava se formando na época. Os sons da natureza e do cotidiano, trazendo elementos como o apito de um trem Maria Fumaça na forma do som de um clarinete, e de pássaros e outros elementos da Amazônia, tornaram tão única a música de Villa.

A Associação de Canto Coral, desde os primeiros anos de sua fundação em 1941, bebe da fonte do compositor e maestro. Em outubro de 1949, o Coro da ACC participou do Festival Florent Schmit, no Theatro Municipal. O concerto contou com a regência de Florent Schmit, Heitor Villa-Lobos e Santiago Guerra. Outro momento marcante foi o concerto em homenagem aos 70 anos de Heitor Villa-Lobos, do qual o Coro da ACC participou, sob regência da sua fundadora Cleofe Person de Mattos, no auditório do Ministério da Educação (MEC), no Rio de Janeiro, em 10 de agosto de 1957.

Três discos foram gravados pela Festa Discos, com obras de Villa-Lobos e participação da ACC: Magnificat-Aleluia, de 1962; Bendita Sabedoria, com músicas também de Mignone e Brasílio Itiberê, 1963; e Missa de São Sebastião, gravado em 1963 e regravado em 1981. São discos póstumos, pois Villa morreu em 17/11/1959.

Merece registro ainda, a participação do nosso Coro no Festival Villa-Lobos, desde o primeiro, em novembro de 1960, quando fez um ano da morte do músico. Geralmente, a Associação de Canto Coral abre o Festival dedicado à memória do compositor. O Festival é realizado até hoje e o coral da ACC participou anualmente até pelo menos o início dos anos 90.

“Cleofe Person de Mattos, presidente e fundadora da Associação, era muito amiga da viúva de Villa e, também por isto, a ACC era sempre lembrada para participar do Festival em homenagem à memória de Villa-Lobos”, conta a historiadora Fátima Cristina Gonçalves, responsável pelo Acervo da ACC.

A última homenagem feita pela ACC a Villa-Lobos foi com o vídeo mosaico de “Invocação em Defesa da Pátria”, com o Coro Sinfônico, sob regência do maestro e diretor musical da Associação, Jésus Figueiredo, solo da soprano e professora Helen Heinzle e piano de André Torres. Em agosto de 2020, durante a pandemia, uma apresentação virtual.

“Invocação em Defesa da Pátria”, de Heitor Villa-Lobos, com Coro Sinfônico da ACC